Novo conceito em iluminação valoriza saúde e bem-estar do trabalhador

Publicado: maio 15, 2017 em Segurança do Trabalho
Data: 02/05/2017 / Fonte: CMR Comunicação

A iluminação adequada nos ambientes laborais é um fator importante para preservar a saúde física e mental do trabalhador, manter a produtividade e evitar acidentes. Cada posto de trabalho exige uma iluminação específica, estabelecida por normas técnicas. Com o avanço da tecnologia LED, surge um novo conceito que visa a contribuir para a melhoria da qualidade dos ambientes profissionais. Trata-se do HCL, Human Centric Lighting, que pode ser traduzido como: a iluminação centrada no ser humano.

Em entrevista ao podcast Podprevenir, Lanna Caram, especialista da Osram Brasil em luminotecnologia, explica que o HCL foi desenvolvido para atender as necessidades do ciclo biológico do organismo humano durante o dia. “Quando o HCL é aplicado, a temperatura de cor da luz é trabalhada individualmente conforme o período do dia, já que sempre acompanha a iluminação natural do mesmo período”.

Bastante utilizada na Europa e Estados Unidos, a tecnologia baseada nos princípios do HCL faz o balanceamento entre a luminosidade natural e a luz artificial, proporcionando benefícios para a saúde do trabalhador, além de conforto e bem-estar. É recomendada principalmente para locais como hospitais, call centers, escritórios e demais ambientes corporativos.

“É inegável que a luminosidade natural seja sempre a melhor fonte de luz possível, mas esse conceito tenta se aproximar ao máximo das suas qualidades, em uma combinação eficiente com outras fontes de luz artificiais”, complementa a especialista. Segundo um estudo experimental realizado por uma universidade americana, quando a exposição irregular à luz vira rotina, existe o risco de desenvolvimento de quadros de depressão e de falhas cognitivas.

Para saber mais sobre a novidade clique aqui e ouça a entrevista da especialista. Confira outros temas no endereço www.podrevenir.com.br, também na versão mobile.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s