Robótica: conceitos e normas de SST terão que ser revistos

Publicado: junho 4, 2017 em Segurança do Trabalho
Data: 30/05/2017 / Fonte: CMR Comunicação

O planeta avança a passos largos para a era da “revolução das máquinas”, a chamada indústria 4.0, também conhecida como “manufatura digital”, que tem na robótica sua principal ferramenta, com impactos sem precedentes no mundo da produção e do trabalho.

Em entrevista ao podcast Podprevenir, Mairon César Anthero, diretor geral da filial brasileira da empresa alemã SCHUNK, líder mundial no setor de garras e acessórios para robôs, lembra que a capacitação dos trabalhadores brasileiros nesses novos segmentos é fundamental, já que em pouco tempo muitas profissões vão desaparecer, abrindo espaço para outras funções exercidas em cooperação com as máquinas.  Ele lembra que a tendência é que os robôs industriais assumam cada vez mais a realização de tarefas manuais, repetitivas e perigosas.

Segundo os especialistas, ainda existem muitas dúvidas sobre as formas de colaboração entre seres humanos e robôs, que passam a compartilhar um mesmo espaço de trabalho seja no segmento industrial ou de serviços. Eles reforçam a necessidade de revisão das atuais abordagens e normas técnicas para avaliar e prever os possíveis riscos nesses novos ambientes de trabalho.

Anthero enfatiza que a robótica é uma tendência mundial e irreversível. No Brasil, muitos setores já automatizaram seus processos produtivos, mas o país ainda está distante da era da manufatura digital, liderada por países como a Coreia do Sul, Cingapura, Japão e Alemanha.

“Enquanto a média mundial de robôs instalados para cada 10 mil trabalhadores é de quase 70 máquinas, no Brasil são em torno 10 unidades para o mesmo número de trabalhadores”, comenta o executivo. Segundo ele, estima-se que até 2019 cerca de  2,5 milhões de robôs já estejam em operação em todo o planeta.

Para ouvir a entrevista completa, acesse aqui. O Podprevenir também está disponível na versão mobile.

Anúncios
comentários
  1. As leis da Robotica do Isaac Asimov, sã o atuais. nas minhas aulas sobre NR 12 falo das leis da Robotica e a sua importância para evitar os acidentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s