Dispositivos e proteções são instalados em máquinas de indústria metalúrgica

Publicado: junho 19, 2017 em Segurança do Trabalho

Beto Soares/Estúdio Boom
Data: 01/06/2017 / Fonte: Marcelo Bitencourt de Souza e Fabricio Ires Mariotti

Este artigo aborda sobre a implantação de sistemas de segurança em máquinas de conformação mecânica visando diminuir o número de acidentes de trabalho adequando-se à Norma Regulamentadora 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos para garantir a segurança dos trabalhadores.

A pesquisa englobou quatro máquinas, com um custo total de R$ 131.908 (cento e trinta e um mil novecentos e oito reais) e envolveu despesas com terceiros especializados na área, compras de dispositivos eletrônicos, materiais para a montagem das proteções mecânicas e mão de obra para as instalações.

A maior dificuldade encontrada no período de adequação foi a definição de uma empresa para assessorar nas instalações, elaboração dos projetos e dos laudos que requerem assinatura de um engenheiro mecânico, elétrico ou de um engenheiro de Segurança do Trabalho. A necessidade de contratar uma empresa especializada na área de segurança em máquinas implicou em maior tempo e atraso para finalização do projeto.

Ficou evidenciado que após o término desta adequação excluíram-se os riscos iminentes tornando os equipamentos mais seguros para a sua operação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s