Dificuldades da investigação policial nos acidentes de trabalho

Publicado: agosto 27, 2017 em Segurança do Trabalho
Data: 22/08/2017 / Fonte: CMR Comunicação

A falta de capacitação técnica das polícias civil e científica em SST, responsáveis pela investigação de ocorrências fatais, é um dos fatores que dificultam o estabelecimento da relação do óbito com a atividade do trabalhador, o que contribui para o aumento da subnotificação dos acidentes laborais. Esta é uma das conclusões do estudo realizado pelo servidor da polícia científica, Adilson Ferreira Magalhães, que avaliou a atuação das polícias de São Paulo nas investigações dos acidentes de trabalho fatais.

Em entrevista ao Podprevenir, Adilson explica que o tema é pertinente, uma vez que existem também diversos estudos no campo da saúde e segurança dos trabalhadores que se utilizam de documentos produzidos pela atuação dessas polícias, como boletins, laudos periciais e inquéritos, para conhecer com mais exatidão as causas dos óbitos de trabalhadores.

O pesquisador chama atenção ainda para a inexistência de uma política institucional de investigação policial dos acidentes de trabalho. “Somam-se a esses fatores as condições penosas de trabalho dos policiais, com jornadas longas e excessivas, além da falta de efetivo”, complementa Adilson.

Ele lembra que o assunto demanda novos estudos para fortalecer a importância da atuação policial na área de SST e avançar na capacitação desses profissionais. O estudo foi tema da dissertação de mestrado do pesquisador no curso de pós-graduação da Fundacentro.

Para ouvir a entrevista na íntegra, acesse aqui. O Podprevenir também está disponível na versão mobile

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s